Peças de Shakespeare


As peças teatrais de William Shakespeare têm a reputação de estar entre as maiores da língua inglesa e da literatura ocidental. Tradicionalmente divididas entre os gêneros da tragédiahistórica e comédia, foram traduzidas em todas as grandes línguas ainda vivas, para serem realizadas e aprimoradas segundo sua época em todo o mundo.
Entre as peças de Shakespeare mais famosas e aclamadas pela crítica estão Romeu e JulietaRei LearMacbethSonho de uma Noite de VerãoA Megera DomadaHamletJúlio CésarOteloA TempestadeNoite de ReisO Mercador de Veneza e Ricardo III.
Muitas das suas peças apareceram na imprensa como uma série de quartos (formatos de livros pequenos), mas cerca da metade delas permaneceram inéditas até 1623, quando o póstumo First Folio tornou-se público. A tradicional divisão de suas peças em tragédias, comédias e históricas segue-se na categoria utilizada pelo First Folio. No entanto, a crítica moderna tem rotulado algumas destas peças como "peças problemas", dado que escapam fácil da categorização, ou talvez propositadamente quebram o genérico de convenções, pois o que os críticos da época dizem ser romance, outros, mais à frente, chamam de comédia.
0