ERA DISCO


No ano de 1975 é que a "disco' music" realmente decolou, com sucessos como "The Hustle" (de Van McCoy) e o primeiro sucesso de Donna Summer, "Love To Love You Baby" (gravado na Alemanha) atingindo os primeiros lugares.
Em 1975 ocorreu o primeiro grande sucesso da Disco com KC & the Sunshine Band (Shake your Booty e That´s the Way- I like it). Neste mesmo ano teve o lançamento do primeiro "disco mix" (música remixada por um disc-jóquei), com a música de Gloria Gaynor "Never Can Say Goodbye", um cover do sucesso dos Jackson 5.

O ritmo da "disco' music" também está presente em músicas como o tema musical da série de TV SWAT, de 1976 (gravado pelo grupo de estúdio Rhythm Heritage) ou a música "Gonna Fly Now",música-tema do filme "Rocky, o Lutador" composta por Bill Conti. Da Europa, surgiram grupos como Silver Convention e Boney M (na Alemanha), Santa Esmeralda (na França) e La Bionda (na Itália).

O grupo sueco ABBA, que inicialmente fazia um gênero romântico, também embarcou no "fenômeno disco'", com "Dancing Queen", "Money, Money, Money", "!Gimme! Gimme! Gimme!", "Super Trouper", "Voulez-vous" e outras.

A popularidade do estilo atingiu o auge na chamada Era Disco, entre 1977 e 1979 1980 em parte devido ao filme de 1977 "Saturday Night Fever", com John Travolta (traduzido no Brasil como "Os Embalos de Sábado à Noite"). Este filme também foi responsável pela taxação do grupo Bee Gees como artista disco', taxação esta fundamentada nos sucessos disco' do grupo que estiveram na trilha sonora do filme, como Stayin' Alive, You Should Be Dancing, More than a Woman, How Deep Is Your Love? e Night Fever, além de Tragedy, que é posterior ao filme.

 Entretanto, esta taxação deu-se, uma vez que os Bee Gees que já tinham sido banda de rock, de country rock, de balada e posteriormente de pop e pop rock firmaram sucesso nesse estilo musical através em 1976 da música You Should Be Dancing que, posteriormente fez parte da trilha sonora do filme Saturday Night Fever (ou, Os Embalos de Sábado à Noite no Brasil).

A subcultura punk, tanto dos Estados Unidos quanto do Reino Unido criticava a Disco Music, fazendo protestos muitas vezes violentos.

No ano de 1979 aconteceu o lançamento de Take Me Home, álbum da cantora Cher que se tornaria um dos medalhões da disco music. O primeiro compacto "Take Me Home", marcou a volta de Cher ao top 10 no Hot 100 da revista Billboard e era voltado para a febre da época: as discotecas. Reinventando-se como ícone da disco music Cher lançou clássicos desse estilo como "Bad Love e Hell On Wheels".

James Brown se auto-intitulou The Original Disco Man e até gravou um álbum com esse título em 1979.

O fenômeno disco' também aumentou a popularidade de algumas formas de dançar pré-coreografadas. Durante a febre disco era comum ver cantores simulando um robô no palco. A popularização do estilo chamado Robot, veio depois que o jovem Michael Jackson do grupo Jackson 5 simulou um robô dançando durante a performace de Dancing Machine no Soul Train de 1973, posteriormente o cantor contou em seu livro Moon Walk que no dia seguinte todos estavam tentando imitá-lo.

O mais interessante da Era Disco, é que não somente havia um estilo de música, mas um "estilo de vida", era um modo de andar, um modo de falar, um modo de agir, uma moda que girava em torno disso tudo. As pessoas não estavam preocupadas com o amanhã e sim com o hoje, portanto a pista de dança, era o local ideal para "soltar" todas as repressões e se libertar, em todos os sentidos, outra coisa que o fazia parte dos jovens na época da Disco Music era o sexo "sem culpa" (aquele que era apenas por diversão, sem se preocupar com relacionamentos sérios).

A moda caracterizava-se pelo sapatos plataformas (quanto maior melhor) tanto para homens como mulheres e calças boca-de-sino e golas gigantescas das camisas de popeline estampadas (novidade na época) para homens e as calças pantalonas para as mulheres, além de diversos adornos como anéis, pulseiras, relógios e correntes. Cabelos quanto mais rebeldes melhor, Black Power era o estilo mais popular.

Basicamente, quase todas as Bandas de Rock tiveram um flerte com a Disco:
  1. Rolling Stones - principalmente com os hits "Miss You" e "Shattered", presentes no álbum Some Girls, em 1979.
  2. Queen - com o sucesso "Another One Bites the Dust" (inspirada na Linha de Baixo de Good Times do Chic
  3. Blondie - com o sucesso "Heart of Glass"
  4. Rod Stewart - com o sucesso "Da Ya think I´m Sexy"
  5. Kiss - com os sucessos "I Was Made For Lovin' You" e "Sure Know Something"
  6. Pink Floyd - com o sucesso "Another Brick In The Wall part 2 "


0