25 de abril de 2012

Os Dez Melhores Gibis do Mundo


1 - Príncipe Valente - Hal Foster

Maravilhosa saga vivida nos tempos do Rei Arthur! Val, Aleta, Merlin, Sir Gawain e tantos outros personagens inesquecíveis. Roteiro embasado em farta pesquisa histórica e desenhos acadêmicos primorosos de um dos maiores ilustradores de todos os tempos!Clássico dos clássicos!

2 - Pato Donald - Carl Barks

As histórias e desenhos de Barks eram inconfundíveis e geniais! Foi ele quem criou o Tio Patinhas, Maga Patalógica, Pardal, Lampadinha e muitos outros personagens fundamentais do universo Disney. "O Anel da Múmia", "Um Milhão de Omeletes", "O Segredo da Atlântida", "Perdidos nos Andes", são apenas algumas de suas muitas histórias maravilhosas que me lembrarei eternamente.

3 - Gibi Semanal (RGE) - vários autores

Cresci lendo esta clássica revista com meus irmão Verde e Jorge Barreto e nos divertimos muito com os diversos personagens que ela reunia. Entres eles destaco as tirinhas da "Mãe", do Mell Lazarus e "BC", de Johnny Hart e Brant Parker. Todos criadores geniais, com um "timing" de humor perfeito! Uma publicação que deixou saudades.

4 - Ken Parker - Berardi e Milazzo

O italiano Giancarlo Berardi é um dos meus roteiristas de HQ preferidos. Inclusive recomendo a todos uma outra série consagrada sua, a da detetive Júlia Kendall, muito boa mesmo! Mas quando suas histórias são acompanhadas pelo desenho do espetacular Ivo Millazo, como em Ken Parker, então a coisa se fecha! Não tem pra ninguém!

5 - Super Heróis Marvel da Era de Prata - Stan Lee, Jack Kirby e outros

Quando descolei os primeiros gibis da Marvel publicados no Brasil pela saudosa editora EBAL, foi amor a primeira vista! Adorei principalmente os desenhos do "Rei" Jack Kirby! Os roteiros humanistas de Stan Lee completavam a festa! Não perdia uma edição daqueles gibis! Capitão América, Thor, Hulk, Homem Aranha... bons tempos!

6 – Fradim - Henfil

Escolho este gibi do mestre Henfil por todos os motivos possíveis: pelo traço, pelo humor ousado, pelos textos, pelo formato e pela diagramação. Tudo completamente inovador e revolucionário para a época. Enfim, Henfil era um gênio e este era O Gibi!!!

7 - Turma da Mônica - Maurício de Sousa

Quando era garoto fiquei fascinado pelas histórias, pelo traço e pelas cores fortes das primeiras revista da menina dentucinha e forte. Maurício apresentava um estilo bem cartun, simples e direto. Bem diferente dos quadrinhos da Disney, mais sofisticados. Aquilo realmente me pegou!..

8 – Animal - vários autores

A saudosa Animal foi a revista que trouxe pro Brasil autores europeus de primeira qualidade! Tamburini e Liberatore, Max, Segura, Bernet, Vuillemin, Pazienza e tantos outros que faziam o quadrinho mais moderno e de vanguarda que havia na Europa naquela época. Uma revista que influenciou muita gente no Brasil.

9 - Circo/Chiclete com Banana/Geraldão - vários autores

As revistas da editora Circo revolucionaram o mercado na época, apresentando ao grande público os quadrinhos livres e autorais de Angeli, Laerte, Glauco, Luiz Gê e outros. Foi uma editora que revelou e consagrou toda uma geração de craques do quadrinho nacional, marcando um dos períodos mais criativos da HQ brasileira.

10 - Calvin e Haroldo - Bill Waterson

Essa série é viciante!!! Inteligente, sensível, criativa. O genial Bill Waterson é um dos melhores autores de HQ dos últimos tempos! E olha que, infelizmente, já faz um tempinho que ele parou com a tira! Uma pena mesmo, pois foi uma série que garantiu seu lugar entre as melhores coisas já feitas no Quadrinho mundial.

Postar um comentário

Facebook