O que seria de fato um Best Seller ?



Best-seller, best seller ou, ainda, bestseller, é um livro que é considerado como extremamente popular entre os leitores e que é incluído na lista dos mais vendidos, sendo considerado como "literatura de massa". Trata-se de uma expressão da língua inglesa para indicar os livros mais vendidos no mercado editorial.


Inicialmente utilizada para rotular as obras de literatura mais vendidas nos Estados Unidos, atualmente a expressão é utilizada em todo o mercado editorial global, desde romances e histórias de suspense a livros técnicos, manuais etc.. O best-seller é, portanto, definido unicamente pelo seu volume de vendas e por sua fama adquirida. Outros fatores decorrentes de um best-seller são suas adaptações e traduções para outros idiomas, o número de edições e revisões e sua ampla exposição nos meios de comunicação de massa.


 Ironicamente, quando um livro recebe este rótulo, desencadeia um processo de vendas ainda maior. Independente da qualidade literária, técnica ou didática da obra, o mercado consumidor percebe este tipo de obra como sendo de boa qualidade deduzindo que, se o livro vende muito, provavelmente deve ser bom.


Não existe nenhuma fórmula mágica para escrever um best-seller, porém alguns autores pegam carona no sucesso de outros tipos de produção, como é o caso dos títulos inspirados em filmes, documentários e até mesmo outros livros com o status de best-seller. Não bastasse isto, há também um oportunismo referente aos assuntos constantemente presentes nos meios de comunicação de massa, como no caso de guerras, economia global, crimes insolúveis, magia, bruxos, vampiros etc..

Crepúsculo: Concorra aos livros

0