14 de janeiro de 2013

Uma viagem pelos Lençóis Maranhenses



O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é um parque nacional brasileiro criado em 2 de junho de 1981 numa área de 155 mil hectares nas margens do Rio Preguiças, no nordeste do estado do Maranhão e distante cerca de 260 km de São Luís, ocupando uma área total de 270 quilômetros quadrados, com dunas de até 40 metros e lagoas de água doce.


 Trata-se de um ecossistema costeiro único dentro do bioma caatinga, que associa ventos fortes e chuvas regulares. Consiste em uma faixa de dunas que avança entre 5 e 25 quilômetros em direção ao interior. As dunas formam pequenas lagoas de água doce. O filme Casa de Areia foi gravado dentro do parque.

Lençois Maranhenses - Barreirinhas, Maranhao

Está localizado no estado do Maranhão, abrangendo os municípios de Barreirinhas, Humberto de Campos, Primeira Cruz, Santo Amaro do Maranhão e Paulino Neves. O acesso é realizado por via terrestre pela BR 135, por via Marítima, entrando no canal do Rio Preguiças em Atins e por via Fluvial, a partir de Barreirinhas, através do Rio Preguiças.


 Por via terrestre, saindo de São Luís, a capital do estado, percorre-se 58 km até Rosário, e a partir daí mais 22 km até Morros e 162 km até Barreirinhas, cruzando-se o trevo para Humberto de Campos. Por via fluvial, adentra-se através do mesmo Rio Preguiças, a partir de Barreirinhas, onde se pode chegar até Atins, no qual existe uma sede administrativa.


A sede do Parque fica a 2 km de Barreirinhas, do outro lado do Rio Preguiças, onde se atravessa de balsa. Existem passeios a partir de Barreirinhas, utilizando veículos apropriados, por meio do qual se chega até as dunas e lagoas de água doce.


A região dos Lençóis maranhenses pode parecer desértica, mas chove durante um período do ano que vai de Janeiro a Julho. As chuvas contribuem para o controle da umidade da região e formação de Lagos paradisíacos que geralmente secam durante o período seco que vai de Agosto a Dezembro. Chove em média na região 783,3 mm e 991,8 mm, respectivamente.



O clima é sub-úmido seco e as temperaturas medianas anuais estão numa faixa de 26ºC e o índice pluviométrico de 1750 mm, ocorrendo duas estações bem diferenciadas, a estação das chuvas, que começa em Janeiro e termina em Julho e a estação seca, que incia em Agosto e finaliza em Dezembro. No período de transição entre os meses de Dezembro e Janeiro, e às vezes até o final de Fevereiro, os lençóis maranhenses ocasionalmente secam, deixando uma bela imagem do local, mas ao mesmo tempo triste, pois as lagoas azuladas ou esverdeadas desaparecem.



Facebook