O Frio Congelante da Croácia


aptopix croatia europ fran Frio extremo cria ondas congeladas na Croácia

croatia europe weathe fran Frio extremo cria ondas congeladas na Croácia

croatia europe weathe fran 1 Frio extremo cria ondas congeladas na Croácia



A Croácia é um país europeu cuja capital e cidade mais populosa é Zagreb.
 Ex-integrante da Iuguslávia, a Croácia se tornou independente em 1991 e Zagreb foi escolhida como capital.
 O país hoje detém uma das economias mais fortes das ex-repúblicas jugoslavas e a segunda maior de toda a região dos Bálcãs, atrás apenas da Grécia.
 Seu território apresenta uma forma peculiar, parecida com uma ferradura, e faz fronteira com um número considerável de países vizinhos: Eslovênia, Hungria, Sérvia, Montenegro e Bósnia e Herzegovina, além de uma fronteira marítima com a Itália no Adriático.
 O litoral croata é banhado pelo mar Adriático. Lá existem muitas penínsulas, baías e mais de 1 000 ilhas que formam uma paisagem maravilhosa.
 O seu território continental é dividido em duas partes pelo Porto de Neum, na Bósnia e Herzegovina.
 A língua oficial, o croata, é um idioma eslavo meridional que utiliza o alfabeto latino. Outras línguas nativas são faladas por menos de 5% da população.
 A praia mais bonita está na ilha de Brac, na cidade de Bol, e se chama Zlatni Rat, que significa “cabo dourado”. A praia é em forma de seta, com mar dos dois lados e pinheiros ao centro.
 O país conta com sete Parques Nacionais, cinco na costa e dois no interior, que conformam 7,5% do território nacional. A Croácia presta grande atenção à proteção e conservação da natureza e da extraordinária riqueza de sua flora e fauna.
 O cartão postal mais famoso: a igreja de São Marcos e seu telhado decorado com o brasão do antigo reino da Croácia e o brasão da capital Zagreb.
 Alguns dos fatores atrativos são: a culinária típica, as ruínas gregas e romanas e o Palácio de Diocleciano construído no fim do século III para ser refugio do imperador romano.
 É um país pequeno, o que faz com quê as distâncias entre as cidades sejam curtas.
 O povo croata é muito receptivo e alegre, barulhentos e extremamente patriotas. É normal, de repente, ouvir um "Hrvatska"(Croácia) pelas ruas.