Relembre como era a moda nos anos 90

Papete com meia

Se os anos noventa são os novos oitenta, tudo que era sucesso nessa época aos poucos vai voltar à moda na década de 2010. Mas algumas dessas coisas são praticamente impossíveis de achar hoje em dia, ou então, não são mais tão legais assim como, por exemplo, usar papetes com meias ou macacão jeans.

Bonés



Nos anos 1990 haviam basicamente dois tipos de bonés: os de times americanos, que eram sempre coloridos e disputados pelos meninos. Entre eles, os que mais se destacavam eram os do Chicago Bulls, Charlotte Hornets, Los Angeles Lakers, Anaheim Ducks, San Jose Sharks e Raiders. E os bonés de couro preto com placas de alúminio, no melhor estilo Vanilla Ice. Porém, o que diferenciava era a forma de usá-los. Podia ser com a aba reta ou com ela totalmente envergada, de lado, para trás e até de um jeito que deixava o topetinho para fora.
Cabelo



Falando em topetinho. No auge dessa época, os homens usavam basicamente seis tipos diferentes de cortes de cabelo: totalmente raspado, raspado com topetinho, raspado nas laterais (estilo americano), mullets, rabo de rato ou apenas penteado, usado pelos bons moços.
Moletom



No Brasil, a coisa mais valiosa para os jovens - tanto homem como mulher - era um moletom ou qualquer tipo de acessório do Hard Rock Café. Não importava o objeto, bastava ter o famoso logo para você ser considero uma pessoa descolada. Com o tempo, a graça passou a ser o local de origem da peça, quanto mais longe fosse lugar escrito no logo, mais cool você era.
Camisetas



As camisetas merecem um carinho especial, praticamente tudo nos anos 1990 tinha estampas grandes e nas camisetas não era diferente. Além do Mickey e sua turma, que era hors concours, merecem destaque as camisetas da galerinha do Looney Tunes, Scooby-Doo e dos Simpsons.


Ainda falando de camiseta, outra marca que precisa ser lembrada é a Big Johnson, onze em cada dez meninos queriam uma camiseta da marca, devido suas estampas de alto apelo sexual e desenhos bem humorados.
Macacão e calças



Provavelmente você também já foi obrigado pela sua mãe a usar um macacão jeans azul da Pakalolo. Todo mundo alguma vez na vida durante os anos 1990 teve o seu dia de jardineiro.


Nessa época quase tudo era feito de jeans, assim como as calças camufladas e a baggy, no melhor estilo Mamonas Assassinas.

Calçados


Se tem algo que é a cara das mulheres dos anos 1990 são os tênis/sapatos da Keds, a marca era a preferida das meninas e teve uma fase em que a moda entre elas era colocar band-aids coloridos nos calçados. Entre os homens, os tênis de basquete eram os mais desejados, em especial os que permitiam controlar o amortecimento apertando uma espécie de bomba na língua, lembra?


Se hoje as sandálias da Crocs são os pesadelos dos fashionistas, há alguns anos, as famosas papetes, como eram conhecidas, fizeram esse serviço. Ninguém escapou, até quem não queria, acabava ganhando uma de alguma tia no aniversário.
Mochila



Os meninos não ligavam muito para mochila, mas em compensação as meninas amavam as mochilas de nylon da Kipling, as de bolha e teve uma época que a moda entre elas eram as mochilas de bichinos de pelúcia. Acho que todas mulheres já tiveram uma, né?
Acessórios


O colar tipo tatuagem era um item obrigatório para as meninas serem aceitas na sociedade do ensino fudamental do colégio. Algumas até exageravam e colocavam mais do que uma, só que acabavam ficando parecidas com as mulheres girafas da Tailândia.


Por fim, as pulseiras de swarovski ou de miçangas eram essencias para completar o look feminino. A graça era encher o braço com a maior variedade de cores possíveis.
0